REIVINDICAÇÕES
- Sistema para produção de requeijão com recuperação de calor caracterizado por compreender: um tanque de balanço (1); uma bomba peristáltica (3); um permutador de calor para transferir o calor entre os fluídos que circulam em contracorrente (4); pelo menos um tanque de pré-aquecimento (5) com uma serpentina interna (6) para a circulação de sorelho; um tanque de fabrico de requeijão (13) de parede dupla compreendendo pelo menos um agitador de pá e pelo menos um motor elétrico (14) adaptável ao topo do tanque de fabrico de requeijão (13); uma bomba centrífuga (19) para circulação do sorelho através de pelo menos uma serpentina do(s) tanque(s) de pré-aquecimento e do(s) permutador(es) de calor (4); e meios de conexão entre os elementos do sistema.
- Sistema de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por compreender adicionalmente um sensor de nível inferior (2).
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por os meios de conexão entre os elementos do sistema serem preferencialmente: uma tubagem de ligação com um tanque auxiliar de armazenamento de soro; e/ou meios de conexão adicionais para a circulação de soro, sorelho e água, preferencialmente tubagens.
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por compreender adicionalmente: um segundo tanque de pré-aquecimento (8) equipado com uma serpentina interna (9) pela qual circula sorelho, preferencialmente sorelho quente.
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por compreender adicionalmente: pelo menos três electroválvulas de controlo de fluxo (10, 11 e 12).
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por compreender adicionalmente: pelo menos um sensor de nível superior (16), pelo menos um sensor de nível inferior (17) e pelo menos uma válvula de segurança (18).
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por o permutador de calor tubular ou de placas transferir o calor existente na água para o soro a partir do qual se forma o requeijão, ou transferir o calor existente no sorelho para a água a aquecer.
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por o primeiro tanque de pré-aquecimento do soro (5) ter um volume igual a 2/3 do volume do tanque de fabrico de requeijão.
- Sistema de acordo com a reivindicação caracterizado por o segundo tanque de pré-aquecimento (8) ter um volume igual a metade do volume do tanque de fabrico de requeijão.
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por compreender adicionalmente: pelo menos uma electroválvula para controlo da capacidade do tanque de fabrico de requeijão (10).
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por compreender adicionalmente: um termoacumulador de água (22) com válvula de segurança (18) e um termostato, preferencialmente equipado com uma resistência elétrica para manutenção dos valores de temperatura da água.
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por compreender adicionalmente: uma bomba centrífuga de recirculação de água (23).
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por a bomba peristáltica ser uma bomba peristáltica de velocidade variável.
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por o tanque de pré-aquecimento, o termoacumulador de água, o agitador de pá, as tubagens e conexões serem de aço inox, preferencialmente aço inox AISI 304 ou 316.
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por a circulação de vapor no tanque de fabrico ser efetuada por recirculação de água aquecida, por injeção de vapor ou por uma boca de combustão de gás situada no fundo do tanque de fabrico.
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a tampa do tanque de fabrico ser rebatível.
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por o mesmo estar configurado para operar em modo automático, manual ou misto.
- Sistema de acordo com a reivindicação 11 caracterizado por o termoacumulador de água (22) ter isolamento térmico.
- Sistema de acordo com a reivindicação 11 caracterizado por o termoacumulador de água (22) ter o dobro do volume do tanque de fabrico de requeijão.
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por compreender adicionalmente: um painel de controlo para operar todo o sistema (20); e uma plataforma de suporte (21).
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por o permutador de calor ser tubular ou de placas.
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por o/s tanque/s de pré-aquecimento compreenderem um sensor de nível superior (7).
- Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por o tanque de fabrico de requeijão compreender uma válvula de admissão de vapor (15).
- Processo para o fabrico de requeijão com recuperação de calor caracterizado por compreender os seguintes passos: i) introdução de soro para fabrico de requeijão num tanque de balanço; ii) bombear o soro para um tanque de fabrico de requeijão através de uma bomba peristáltica, por meio de um permutador de calor e de um ou dois tanques de pré-aquecimento; iii) agitar o tanque de fabrico de requeijão; iv) aquecer o tanque de fabrico do requeijão até ser atingida uma temperatura que permita a floculação da proteína e a formação de agregados, produzindo requeijão e sorelho, preferencialmente entre 15 a 30 minutos; v) retirar o requeijão e colocá-lo em moldes; vi) deixar o requeijão arrefecer até à temperatura ambiente; vii) esvaziar o tanque de fabrico de requeijão por meio de uma bomba centrífuga para circulação de sorelho; viii) circular o sorelho quente por meio de um permutador de calor e de um ou dois tanques de pré-aquecimento; ix) opcionalmente repetir os passos i – viii pelo menos uma vez; recuperando o calor do processo de fabrico de requeijão.
- Processo de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por compreender adicionalmente o passo de armazenar o sorelho em pelo menos um tanque auxiliar.
- Processo de acordo com as reivindicações 24 – 25 caracterizado por a temperatura de floculação e formação de agregados se situar entre 90 – 95 ºC.
- Processo de acordo com as reivindicações 24 – 26 caracterizado por o aquecimento do tanque de fabrico do requeijão ser efetuado por injeção direta de vapor, por circulação de água quente no interior da dupla parede ou por queima de gás.
- Sistema ou Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por o soro para fabrico de requeijão ser soro de ovelha, de cabra ou de mistura, com ou sem adição de cerca de 10-20% de leite cru de ovelha ou de cabra.
- Sistema de acordo com qualquer as reivindicações 1 – 23 caracterizado por todos os seus componentes serem desmontáveis.