Os objetivos da Parceria Europeia para a Inovação para a Produtividade e Sustentabilidade Agrícolas (PEI AGRI) estão consignados no artigo 55.º do Regulamento (UE) n.º 1305/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de dezembro. Para concretização desses objetivos o Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) apoia a criação de Grupos Operacionais (GO) da PEI, em conformidade com o artigo 56.º do mesmo regulamento, que refere que estes grupos são criados pelos intervenientes interessados, nomeadamente: agricultores, investigadores, conselheiros e empresas dos sectores agrícola, agroalimentar e florestal.
Assim, em termos práticos, os GO são, como exposto, parcerias constituídas por entidades de natureza pública ou privada que se propõem desenvolver um plano de ação visando a inovação no setor agrícola. O financiamento do FEADER visa garantir o funcionamento dos GO, para que estes desenvolvam, em cooperação, um plano de ação, que possibilite a implementação de iniciativas de inovação que respondam a problemas concretos ou oportunidades colocadas à produção e que contribuam para atingir os objetivos e prioridades da Política de Desenvolvimento Rural, nas áreas temáticas consideradas prioritárias pelo setor, tendo sempre em vista a produtividade e sustentabilidade agrícolas, conforme consideradas na PEI.
Neste contexto, a presente Iniciativa tem como principal objetivo o aumento da competitividade das pequenas e médias empresas (PME´s) do setor dos laticínios. Pretende-se desenvolver atividades que incorporem inovação tecnológica nas empresas, ao nível dos seus processos e produtos, de eco-eficiência e de valorização dos recursos endógenos.