No caso do processo de fabrico de iogurte de ovelha foram desenvolvidas metodologias de produção que permitissem a sua aplicação em unidades de muito pequena dimensão. Foram também desenvolvidas e testadas formulações distintas no sentido de responder a diferentes necessidades do mercado. Estas soluções passaram pelo desenvolvimento de iogurtes com diferentes teores de sólidos totais e/ou isentos de lactose.

O parceiro Sabores & Ambientes Serra da Estrela adaptou o processo de produção de iogurtes de ovelha às suas atividades correntes. Por solicitação do parceiro TéTé II e de uma empresa que produz produtos lácteos em modo de produção biológico (Vumba-Organic Farm), foram desenvolvidas formulações de iogurtes de leite de cabra, que se encontram atualmente disponíveis no mercado.

Parceiros envolvidos: IPC/ESAC, TéTé II-Produtos Lácteos, Sabores e Ambiente

Recursos afetos à tarefa: No IPC/ESAC: Laboratório de laticínios do IPC/ESAC, laboratório de soluções industriais sustentáveis do IPC/ESAC, oficina tecnológica de laticínios da ESAC, laboratório de microbiologia e painel de análise sensorial. Nas empresas: Instalações fabris e respetivas linhas de processamento.