As ferramentas aqui disponibilizadas foram produzidas no âmbito das atividades do projeto +Agro, no qual participam alguns investigadores do grupo operacional LACTIES.

SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO

Foram produzidas ferramentas computacionais de análise de perigos e riscos em PME’s do setor agroalimentar (Ferramentas OiRA) aplicadas a diferentes setores da indústria Agroalimentar:

  • Setor dos produtos Cárneos;

  • Setor dos produtos Lácteos;

  • Setor dos produtos Hortofrutícolas;

  • Setor dos produtos de Padaria/Pastelaria.

Encontra-se disponível também a ferramenta FaST – Ferramenta de avaliação simplificada de riscos no trabalho. É um ficheiro Excel que se pode descarregar. Poderá também aceder ao manual do utilizador, uma apresentação da utilização da ferramenta e a brochura, adaptada a cada um dos setores.

Ferramenta computacional 5’S – Ferramenta computacional 5’S ajustada à revisão sistemática de procedimentos de higiene, segurança e saúde no trabalho em indústrias agroalimentares. É um ficheiro Excel que se pode descarregar. Encontrará também um artigo que funciona como manual do utilizador. 

Ferramenta computacional interativa de pesquisa (+AGRO Analytics). 

ENERGIA

Cool OP (Cooling Optimization Program) – Ferramenta computacional de previsão e análise do desempenho energético de empresas do setor agroindustrial.

FORECAST – Ferramenta computacional de dimensionamento e avaliação do desempenho térmico e eficiência energética de câmaras de frio. É um ficheiro Excel que se pode descarregar. Encontrará também um artigo que funciona como manual do utilizador,

Fontes de energia – Ferramenta computacional de apoio à tomada de decisão na gestão de fontes de energia usadas nas indústrias agroalimentares. É um ficheiro Excel que se pode descarregar. Encontrará também um artigo que funciona como manual do utilizador.

GESTÃO ORGANIZACIONAL

Esta ferramenta trata-se de um software ERP “enterprise resources  planning” simplificado e adaptado às empresas do setor agroalimentar que permite gerir, de forma integrada e numa única plataforma, os fluxos de materiais e as operações de uma empresa. É baseado num sistema modular que pode ser facilmente adaptado às necessidades específicas de cada empresa. Permite o acesso remoto para, por exemplo, colocação de encomendas por parte de vendedores. Integra, entre outros, módulos de compras, vendas (incluindo acompanhamento de clientes e propostas), gestão de stocks, planeamento e controlo da qualidade. Gera, automaticamente, relatórios que podem ser utilizados na avaliação do desempenho.

Poderá aceder aqui à ferramenta ERP. Deverá usar um dos seguintes nomes de usuário:

Usernames/email: horto/lacteo/panifica/carneo e a password demo.