Seminário de lançamento do projeto

Esta atividade previa a realização de uma ação de sensibilização e informação através de um seminário de lançamento no qual se pretendia que, para além de todos os parceiros do projeto, participassem também 30 entidades/empresas representantes da fileira dos laticínios.

O seminário visava garantir, desde o início do projeto, um contato estreito entre a equipa do grupo operacional (GO) e os diferentes stakeholders.

Procurou-se inicialmente definir uma data para a apresentação pública do projeto durante o mês de novembro de 2017. Entendeu-se contudo que, na fase inicial do projeto, seria mais oportuno aproveitar a realização de eventos paralelos com alguma dimensão para divulgar as atividades do grupo operacional. Assim, com o apoio da ANCOSE, da ACOS, da Rede Rural Nacional e do InovCluster, realizaram-se até ao momento 8 ações de divulgação:

Lacticínios, Inovação, Ecoeficiência e Segurança (Lacties). Apresentação do Projeto LACTIES apoiado pelo Programa PDR 2020, Grupos Operacionais. Comunicação oral por convite da ACOS (Associação de Agricultores do Sul), no decurso da 34ª Ovibeja. Abril de 2017.

Apresentação do Grupo Operacional LACTIES durante o evento I9Agri: I Agrifood innovation fair que decorreu entre 4 e 6 de Maio de 2017 em Castelo Branco, com apoio do InovCluster.

Apresentação do Grupo Operacional LACTIES em sessão de apresentação dos grupos operacionais no âmbito da sessão competitividade e sustentabilidade do complexo agroflorestal. EIP-AGRI | parceria europeia para a inovação na agricultura e grupos operacionais. Algés, 3 de Outubro, 2017.

LACTIES – Innovation, eco-efficiency and safety in micro, small and medium sized dairy industries. Operational Group. Agri-Innovation Summit. Management of farming, food and forestry systems & valorization of the territory. Agriculture products and food processing. October, 12-14. 2017. Lisbon, Portugal (catálogo disponível).

Lacticínios, Inovação, Ecoeficiência e Segurança (Lacties). Apresentação do Projeto LACTIES apoiado pelo Programa PDR 2020, Grupos Operacionais. Sessão de divulgação no decurso da festa do queijo, com apoio da ANCOSE. Oliveira do Hospital, 9-10 de Março de 2018.

Projeto LACTIES: Inovação, eco-eficiência e segurança em PME´s do setor dos laticínios – apresentação de resultados preliminares relativos à valorização de soro e sorelho de ovelha e de cabra. Comunicação oral por convite da ACOS (Associação de Agricultores do Sul), 35ª Ovibeja. Abril de 2018.

Apresentação do Grupo Operacional LACTIES durante a Cimeira Agro Inovação 2018. Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura. Oeiras 29 de Outubro (catálogo disponível).

LACTIES-Operational Group. Workshop Co-innovating in the agriculture and forestry sector in Europe. The event for operational groups. Fundación Empresa-Universidad Gallega (FEUGA). Santiago de Compostela. Spain. 16th November 2018 (catálogo disponível).

Com estas atividades, pretendeu-se não só dar a conhecer publicamente o plano de ação (suas atividades e outputs) aos principais agentes do setor, como também encetar, desde logo, o trabalho de aproximação ao setor empresarial, beneficiário último da transferência de conhecimento e tecnologia que o GO pretende levar a cabo.

Workshop intermédio

Esta atividade consiste na realização de um seminário intermédio institucional do projeto, que englobará a realização de um fórum, com palestras, apresentação de casos de sucesso, entre outras atividades no qual se procederá à dinamização de uma mostra dos resultados do projeto. Este fórum será transmitido via internet – livestream. Esta via de transmissão permitirá o acesso de potenciais interessados do setor empresarial que, dadas as suas atividades, normalmente têm dificuldades em ausentar-se das unidades fabris. A sua realização está prevista para o 15º mês de execução de atividades do GO. O seminário está agendado para 30 de Novembro de 2018. O programa poderá ser visualizado na seção DESTAQUES.

Workshop de encerramento

Esta ação consiste na realização de um seminário de encerramento institucional do projeto, que englobará a realização de um fórum com palestras, apresentação de casos de sucesso, mostra de atividades e resultados do projeto, entre outras atividades no qual se procederá à dinamização de uma mostra dos resultados do projeto. Este fórum será transmitido via internet – livestream. A sua realização está prevista para o 34º mês de execução de atividades do GO. O Fórum tem como objetivo promover a apropriação dos conhecimentos e know-how desenvolvidos ao longo das atividades do GO, através da realização de uma mostra dos resultados da incorporação dos conhecimentos produzidos durante o projeto. Este decorrerá no final do projeto e representará o encerramento oficial deste. Será alargado a toda a sociedade e prevê-se um número de pelo menos 100 participantes, sendo que serão convidados os principais stakeholders da fileira dos laticínios bem como de outras fileiras do sector agro-alimentar que possam ter interesse nos resultados do projeto.

Outras ações de divulgação

Sempre que se revele oportuno serão organizadas ações de divulgação do projeto que visarão sempre incrementar a ligação entre os parceiros do SCTN e as empresas.